Bate-papo

Preconceito mascarado – sim, ele existe!

Nesses últimos tempos, principalmente com algumas polemicas que temos acompanhado por ai, tenho visto tantos comentários com a famosa e clássica frase “Isso é doença, tem que tomar vergonha na cara, tem que se cuidar” que não podia perder a chance de falar um pouco mais disso aqui..

Como gosto de ver os dois lados de tudo, então é assim que vou fazer, considerando primeiro que estar acima do peso é estar doente eu pergunto, é assim que vocês tratam uma pessoa doente? Diminuindo essa pessoa, ironizando, fazendo piadas, criticando e muitas vezes ridicularizando o ‘doente’? Não estou aqui afirmando o que é ou o que não é, ate porque cada um sabe da sua condição de saúde e os motivos que te levam até ela, estou só querendo que você que não pensa duas vezes antes de acusar o “gordo sem vergonha e doente” reflita se é assim que você trata uma pessoa que considera doente, se é assim que você trata alguem com câncer, alguem com diabetes..é assim??

Se você REALMENTE se preocupa, se sua preocupação REALMENTE faz sentido, procure sim ajudar, da melhor forma possível (e não vai ser com piadas, discursos de ódio, inferiorização do outro), MAS, aprenda a perceber até que ponto você está preocupado e até que ponto isso não passa de um preconceito!

Agora vamos olhar o outro lado, o do preconceito, que muitas vezes fica mascarado por pessoas que usam o argumento de preocupação apenas por se incomodarem em ver que o gordo não seguiu o padrão que elas tanto queriam! 

aae3b783cf840caaeeb8862102614ad2 - Cópia

 

O preconceito está em achar um absurdo ver uma mulher gorda de biquini aproveitando a praia como qualquer outra pessoa, afinal de contas, ela deveria ter vergonha de exibir o corpo “fora de forma”, não é mesmo? O preconceito está em achar que a pessoa gorda não pode ser bonita, que a pessoa gorda é sem vergonha e por isso não emagrece, está em achar que o gordo não pode ser feliz, não tem vida social, não namora e sexo? Nem pensar, gordo não faz!

O preconceito está em você que acha que quem é gordo não vive e talvez você descubra que foi você que deixou de viver momentos interessantes da sua vida por estar ocupado demais sendo fiscal da vida alheia! 

Entendam que todo mundo tem o direito de ser feliz e com o gordo não vai ser diferente, porque você tem que lembrar que gordo é gente, gente como você! E parem de se incomodar tanto com o outro, parem de achar que porque aquela pessoa não é como você queria que isso te faz melhor do que ela a ponto de sair espalhando seu ódio por ai dessa forma!

Infelizmente ainda tem muita gente pensando assim e muita gente que acha que um texto desses é “mimimi” mas sabem o que falta? Falta um pouco mais de empatia, falta ter mais amor ao proximo, falta colocar em prática todas as frases bonitas compartilhadas nas redes sociais.. um pouco de respeito já seria bom pra começar, quem sabe um dia a gente chegue lá, não é mesmo?

 

2 comentários em “Preconceito mascarado – sim, ele existe!

  1. Falou tudo amiga!! As pessoas tem que aprender a cuidar mais da própria saúde seja ela física e mental, e parar de ter tantos pensamentos ruins e tanto preconceito!! Mais amor ao próximo por favoor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s